segunda-feira, 15 de março de 2010

ENCONTRO COM COORDENADORES COMUNITÁRIOS


Foi realizado dia 14/03/2010 a primeira reunião do ano de coordenadores comunitários, em Entrocamento de Jaguaquara. Foi sitado como assunto pricipal a espiritualidade na função de ser um voluntário da Pastoral da Criança.


ESPIRITUALIDADE, SUSTENTO DA MISSÃO

Deus a essência da vida humana. é dom gratuito. É nesta gratuidade que somos chamados e convocados a retribuir um pouco do muito que recebemos da generosidade de Deus.
Apartiri do nosso batismo, nós assumimos um compromisso de cristão na missão de evangelizar na solidariedade, na fé, na esperança de um mundo melhor, vivendo em comunidade, na diversidade de dons e talentos, colocados a serviço da vida e da esperança junto ás famílias, gestantes e crianças acompanhadas.
Espiritualidade é sintonia com Deus e com os irmãos, é sintonia de mãe para com o filho no ventre materno, é cumplicidade de algo concreto que ajuda na transformação de desenvolvimento total do ser humano, é ser comprometido com a vida nas ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. É ser gente com a gente:

• Espiritualidadeé viver o momento da Graça: isto é, viver o momento em que Deus aparece em nossa vida.
• Espiritualidade começa com um ato de fé: é preciso crer que Deus nos ama, que esta apaixonado por nós.
• Espiritualidade não é teoria, mas vida: a espiritualidade não é teoria, mas vida: a espiritualidade precisa concentralizar-se em atos de amor ao próximo.







quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Morre a fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa


Zilda faleceu na última terça-feira em Porto Príncipe, capital do Haiti, vítima do terremoto de 7.0 graus na escala Richter. Os corpos de 12 brasileiros já foram encontrados.
Zilda Arns, em terremoto ocorrido ontem no Haiti, "enluta não apenas o Brasil, em que era peça-chave no desenvolvimento de políticas sociais, mas toda a América Latina, a que também estendia o manto de sua generosa ação humanitária". Em nota divulgada hoje, Britto disse que a morte da fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, "em plena ação missionária no Haiti, tem a dimensão trágica e poética do artista que morre em cena".
Lembra o texto do presidente da OAB que Zilda Arns dedicou à "causa dos desvalidos" toda a sua vida de médica sanitarista. "Sacrificou a perspectiva de uma vida regular e confortável, que sua qualificação profissional lhe permitia, ao nobre ideal de submeter-se ao mandamento cristão de amar ao próximo como a si mesmo." Zilda Arns Neumann era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, além de ser representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Segundo Cezar Britto, ela "inclui-se numa seleta galeria de seres humanos integrais, em que figuram personagens como Madre Teresa de Calcutá e Irmã Dulce". "São pessoas que melhoram o mundo e seu tempo e impedem que o ser humano descreia de si mesmo.


Morreu da mesma forma que viveu, no combate às injustiças sociais.